O que é e para que servem os Eletrodos de Gravação?

Os Eletrodos de Gravação são semelhantes aos Carimbos de Aço, porém feitos de materiais de ótima condutibilidade elétrica, que ao invés de gravarem por impacto ou pressão, como os Carimbos de Aço, gravam através de descargas elétricas controladas, através de máquinas especializadas, denominadas por Eletroerosão.

Como o nome já diz, por intermédio desta descarga elétrica, o eletrodo causará uma erosão no aço a ser trabalhado.

Carimbos de Aço: O que são carimbos de aço?
O que é e para que servem os Eletrodos de Gravação?

Vou dar um exemplo simples, que permita o entendimento para quem não é do ramo. Imagine uma pegada na areia da praia. Aquela cavidade tem o formato exato, porém negativo, do pé que ali pisou, correto? É desta forma que um eletrodo penetra no aço (o pé seria o eletrodo, e a areia seria o aço), e o que faria a penetração acontecer, seria a carga elétrica aplicada entre o aço e o eletrodo.


Assim sendo, podemos criar um eletrodo de gravação no formato que bem entendermos, e desta forma obter o seu negativo no aço. Um exemplo prático seria a carcaça de um telefone celular.

Primeiro criamos um eletrodo no formato exato do celular, depois a máquina de eletroerosão fará seu trabalho de penetrar aquela peça de cobre em uma placa de aço. Esta placa de aço é parte do molde do celular, que agora vai para a etapa de injeção plástica. Injetando o plástico derretido neste molde, e aguardando que ele esfrie, temos o corpo do celular, como o conhecemos. E assim são feitos muitos moldes de peças plásticas, peças metálicas, peças de borracha etc., todos partindo de um eletrodo idêntico a peça final.

Agora que exemplifiquei a função do eletrodo em moldes e matrizes, voltemos ao Eletrodo de Gravação, que é o tema principal deste texto.

Sabe aquele eletrodoméstico que apresenta, bem na sua frente, uma logomarca em relevo, chamando sua atenção? Ou aquela gravação discreta na sua parte traseira, indicando a voltagem, o local de fabricação, o código e muitas outras informações? São feitos com Eletrodos de Gravação, aplicados aos seus respectivos moldes. Sabe aquele pote plástico informando se suporta freezer ou micro-ondas? Sabe as graduações no copo do seu liquidificador? E a delicada gravação em relevo na haste dos óculos? Sim, todos são exemplos de Gravações Industriais, feitas por Eletrodos de Gravação.


APLICAÇÃO DOS ELETRODOS DE GRAVAÇÃO

Na área mecânica, mais especificamente no setor de ferramentaria, os Eletrodos de Gravação foram criados para tornar mais seguro e preciso, o processo de Gravações Industriais, especialmente por terem a capacidade de alcançar locais impossíveis de ser acessados por outros métodos de gravações.

São capazes de aplicar logotipos, numerações, códigos, textos, sendo, de fato, ilimitadas as possibilidades de gravações que podemos fazer com Eletrodos de Gravação, seja na gravação de cavidades, moldes e postiços de moldes, matrizes, machos, pinos extratores etc.

Para chegar neste resultado com os Eletrodos de Gravação, a empresa de gravação seguirá desenhos técnicos, artes finais, e arquivos 3D (representações matemáticas de objetos tridimensionais).

Para assegurar que os eletrodos de gravação cumpram de maneira efetiva as finalidades a que são destinados, é importante escolher bem a empresa de gravação que vai fornecer o produto. Existem diferentes fabricantes de carimbos industriais no mercado sendo necessário escolher uma empresa de gravação que tenha qualidade e tradição no ramo de gravações industriais.


VERSATILIDADE DOS ELETRODOS DE GRAVAÇÃO

Os Eletrodos de Gravação podem ser fabricados em superfície plana, raiada, côncava, convexa ou modeladas (3D). É possível fazer micro gravações nos Eletrodos de Gravação bem como geometrias complexas extremamente precisas, com tolerâncias centesimais. PECULIARIDADES DOS ELETRODOS DE GRAVAÇÃO

Uma característica de destaque, a favor dos Eletrodos de Gravação, é sua capacidade de usinagem em peças temperadas.

A camada “têmpera”, é um processo de tratamento térmico, que imprime dureza ao aço. Consiste em aquecer o aço a altíssimas temperaturas (acima de 800ºC) e depois resfriá-la rapidamente, em água ou óleos especiais.

Este resfriamento repentino endurece o aço a tal ponto, que ferramentas convencionais já não podem usiná-lo. Um exemplo simples seria fazer um furo neste aço, com uma broca convencional. Impossível.

Esta barreira cai por terra com a utilização dos Eletrodos de Gravação. Seja uma micro gravação, ou o molde de um eletrodoméstico, o aço temperado não é páreo para os Eletrodos de Gravação.


A W-Tec Industrial fabrica eletrodos de gravação de acordo com a necessidade de cada cliente com qualidade e tradição para atender a todos os setores da indústria sendo referência no ramo de gravações industriais.

Clique aqui, curta nossa página no Facebook e fique por dentro de tudo sobre eletrodos de gravação!

Para mais notícias sobre eletrodos de gravação e gravações industriais, acesse aqui.