top of page

Carimbos de Aço: O que são carimbos de aço?

Atualizado: 19 de ago. de 2021

Carimbos de Aço são dispositivos para marcações e gravações industriais indeléveis em peças, podendo ser logotipos, data de fabricação, lote dentre outras informações.

Carimbos de Aço: O que são carimbos de aço?
Carimbos de Aço: O que são carimbos de aço?

Carimbos de Aço são dispositivos que se enquadram na categoria “gravações industriais”, e que proporcionam marcações indeléveis (que não se pode apagar, permanentes, duráveis) em inúmeros produtos e peças, podendo ser empregado na gravação de logotipos, datas de fabricação, lotes, normas e textos com informações diversas, tudo conforme a solicitação do cliente e/ou exigência das normas técnicas.

Com características mecânicas especiais de dureza e resistência, os carimbos de aço possibilitam gravações industriais em diferentes segmentos, como na confecção de peças automotivas, indústrias alimentícias e farmacêuticas, simplificando o processo de identificação.

Os carimbos de aço, em sua grande maioria, são confeccionados com a gravação em alto relevo, de modo que a arte final, logo, numeração etc. se eleve da superfície do carimbo, e esta elevação seja penetrada na peça que receberá a marcação, deixando ali uma gravação em baixo relevo. Ou seja, um carimbo em alto relevo, proporciona uma marcação em baixo relevo.

Os carimbos de aço também podem ser fabricados com alojamentos para encaixe de insertos, também chamados de “tipos de aço” ou “tipinhos” (com a origem deste termo vindo da tipografia), que são pequenos carimbos intercambiáveis. Ou seja, com estes pequenos carimbos, troca-se a gravação conforme a mudança do código, lote, data, modelo etc. Imagine um carimbo grande e complexo, e que necessite marcar em uma única operação, o dia, mês e ano. Ao invés de confeccionar 365 carimbos completos, com logomarcas, nomes e demais descrições, cria-se um pequeno alojamento neste carimbo principal, e coloca-se um tipo com a gravação do dia, outro para o mês e outro para o ano, tornando o processo versátil e econômico.

Os carimbos em aço podem ser projetados para fixação em máquinas ou para uso manual. Neste último caso, o projeto prevê a gravação por intermédio de ferramentas de impacto, como martelo etc. Há também suportes manuais para carimbos em alto relevo de gravação à quente, pirografia, e até carimbos para decorar pães de hamburguer, mas isto será tema de outro post.

A W-Tec Industrial fornece carimbos de aço com alta qualidade para atender a todos os setores da indústria sendo referência no ramo de gravações industriais.

Clique aqui, curta nossa página no Facebook e fique por dentro de tudo sobre carimbos de aço!

Para mais notícias sobre carimbos de aço e gravações industriais, acesse aqui.

bottom of page