top of page

Carimbos em Metal: W-TEC Industrial

Carimbos em Metal são elementos mecânicos destinados a marcação, identificação e personalização de peças metálicas e não metálicas, contendo logos, desenhos e dizeres, que transferem estas características por meio de impacto, pressão, temperatura ou descargas elétricas, para um determinado produto. A W-TEC Industrial conta com ampla experiência, mão de obra qualificada, e alta tecnologia, para fornecimento de Carimbos em Metal, aos diversos segmentos da indústria, com qualidade e tradição, entregando uma ótima relação custo-benefício.

Carimbos de Aço: O que são carimbos de aço?
Carimbos em Metal: W-TEC Industrial


CARIMBOS EM METAL APLICADOS EM PEÇAS NÃO METÁLICAS:

Os Carimbos em Metal podem sem usados para gravação de peças plásticas, por intermédio de pressão e temperatura, confeccionados em aço (veja nosso post “Carimbos de Aço”) ou latão (veja nosso post “Clichês de Latão para Hot Stamping”), imprimindo de forma indelével, uma numeração, código ou logomarca, permitindo sua identificação e rastreabilidade.

Os Carimbos em Metal podem sem usados para gravação de produtos em borracha e madeira, por meio de pressão e alta temperatura, como as pirografias em artesanatos de madeira, ou para gravar numerações em pneus de frotas da ônibus.

Outra aplicação muito interessante são aqueles desenho nos pães de sanduiches, que o chef faz com um carimbo aquecido à fogo, ou eletricamente. Aquela decoração também é feita com um Carimbo em Metal. Entenda melhor, lendo nosso post “Carimbos de Aço a Fogo”.


CARIMBOS EM METAL APLICADOS EM PEÇAS METÁLICAS:

Os Carimbos em Metal podem ser utilizados em peças metálicas, por meio de impacto, pressão ou descargas elétricas.

Temos os Carimbos em Metal, manuais, que são aplicados por impacto de martelo ou marreta. São gravações que necessitam ser feitas fora de uma oficina, mas que oferecem a versatilidade de ir à campo. No local externo, seja em um pátio ou uma obra, munido de um punção gravador (veja nosso post “Punções de Aço” e “Gravações Industriais”) e um bom martelo, consegue-se executar a tarefa com perfeição.

Já no ambiente industrial, os Carimbos em Metal podem ser acoplados a prensas, para fabricação de uma infinidade de produtos metálicos, presentes em nosso cotidiano. Desde talheres até componentes de um avião, passando por eletrodomésticos, placas de automóveis ou insumos hospitalares. É realmente muito difícil encontrar um produto industrializado, que não comporte alguma gravação de código, lote, data de validade ou decoração.

Existe ainda a possibilidade de aplicarmos gravações em peças metálica de altíssima dureza, que seria de impossível execução por intermédio de um Carimbos em Metal padrão.

Alcançamos este resultado quando confeccionamos um Carimbos em Metal, com materiais de excelente condução elétrica.

O material utilizado nestes casos é o cobre eletrolítico. Entenda melhor, lendo nosso post “Eletrodos”.

Este Carimbos em Metal com alta condutibilidade elétrica, o Eletrodo, é posicionado em máquinas específicas, denominadas como Eletroerosão, que aplicam uma corrente elétrica entre o Eletrodo e a peça a ser gravada, possibilitando que os dizeres gravados naquele Eletrodo, sejam impressos no aço, por mais elevada que seja sua dureza.


Todos os Carimbos em Metal partem de um projeto que segue as características da peça a ser gravada, sendo ela de superfície plana, inclinada, cilíndrica, esférica ou mesmo com geometrias complexas.

Veja nosso post “Gravação em Alto Relevo”, para entender como é feita a maioria dos Carimbos em Metal.

Todos os Carimbos em Metal em alto relevo, geram marcações em baixo relevo, porém, caso queiramos uma gravação em chapa, na qual a gravação fique em alto relevo, necessitaremos de um sistema de Carimbos em Metal denominado como “Gravação por Conjunto Macho e Fêmea”, tema abordado em outro post.

Os Carimbos em Metal podem ser confeccionados em bloco único, formando uma peça inteiriça com todos os dizeres fixos, ou pode conter alojamentos que permita alterar parte destes dizeres. São os carimbos com alojamento para tipos intercambiáveis. Estes tipos são carimbos bem pequenos, muitas vezes contendo apenas um número ou letra, usados para a troca de uma data ou lote, por exemplo.


A versatilidade dos Carimbos em Metal é quase infinita, e é uma especialidade da W-TEC Industrial, empresa que fabrica Carimbos em Metal com larga experiência no ramo de Gravações Industriais, atendendo todo do Brasil (e alguns países do Mercosul) com o que há de melhor em tecnologia.


Clique aqui, curta nossa página no Facebook e fique por dentro de tudo sobre Carimbos em Metal.

Para mais notícias sobre Carimbos em metal e gravações industriais, acesse aqui.


bottom of page