top of page

Punções de Aço

O punção de aço é um dispositivo de gravação desenvolvido para marcar produtos e peças diversas (principalmente as metálicas), de forma durável, também chamada de gravação indelével, ou seja, que não se possa apagar, durante toda a vida útil daquela peça.

Carimbos de Aço: O que são carimbos de aço?
Punções de Aço

A gravação em alto relevo, de um punção de aço, oferece a possibilidade de identificar o produto com as mais variadas informações. Pode-se aplicar códigos, numerações, logomarcas, símbolos, datas, lotes etc. Tudo o que envolva a identificação de produtos metálicos, pode ser gravado em um punção de aço.

Um punção de aço sempre segue um projeto personalizado, onde são contempladas todas as exigências do cliente, podendo ser projetado para uso manual, por impacto de martelos, ou para fixação em máquinas, como prensas de impacto ou pressão.

Existe uma grande variedade de aços especiais, com diversas formulações de ligas metálicas, que entregam características específicas para cada produto, e o mesmo acontece com os materiais próprios para um punções de aço. São aço nobres, com ligas muito especiais, que permitem suficiente resistência ao punções de aço, a ponto de conseguir penetrar em outro aço, deixando ali uma gravação, sem sofrer nenhum dano.


Vamos à um exemplo bem popular: Sabe aquele carimbo de borracha escrito “PAGO” que o caixa da loja carimba na sua notinha após uma compra? E sabe as massinhas de modelar que as crianças adoram brincar? Imagine então, você pressionando o carimbo do caixa, contra um pedaço de massa. O carimbo vai penetrar, afundar na massa, correto? É exatamente isso que um punções de aço faz na peça de aço que se pretende identificar.


Desta forma a indústria metalúrgica codifica, identifica e personaliza os mais diversos produtos produzidos em chapas metálicas, através da utilização dos punções de aço.

Em muitos setores, a identificação dos produtos é exigida por lei, uma vez que a rastreabilidade é obrigatória. Veja o caso dos recalls, quando os compradores de um determinado veículo são chamados para a substituição de um elemento, que por conta do código de rastreabilidade gravado na peça, identificou-se como pertencente a um lote com problemas estruturais. Identificação é coisa séria.


Existem ainda as gravação em alto relevo, similares aos punções de aço, mas que gravam peças plásticas. São os carimbos de latão ou silicone, utilizados em gravações por hot-stamping. Também temos as gravações em cobre eletrolítico ou grafite, que são os eletrodos para eletroerosão. Porém para ambos temos posts específicos, e você poderá visitá-los clicando sobre o nome em destaque.


A W-TECIndustrial possui ampla experiência no desenvolvimento e confecção de punções de aço, sendo especializada no ramo de gravações industriais para diversos segmentos da indústria, com alta tecnologia, qualidade e tradição, proporcionando ótimo custo-benefício.

Clique aqui, curta nossa página no Facebook e fique por dentro de tudo sobre punções de aço.

Para mais notícias sobre punções de aço e gravações industriais, acesse aqui.

bottom of page