top of page

O que é Hot Stamping?

Como o próprio nome já diz, Hot Stamping é uma estampagem à quente. É uma gravação feita por um carimbo aquecido (clichê), pressionado contra a superfície da peça que se quer gravar, com uma fita decorativa entre ambos. Ao aplicar pressão e caloria, em poucos segundo a decoração se desprende da fita, e se fixa no produto gravado.

Para tanto, este processo é composto por uma máquina de Hot Stamping, um berço de sustentação e acomodação para encaixe perfeito do produto a ser gravado, a fita e o produto que receberá a decoração.

Para quem não é do ramo, a comparação entre um carimbo de Hot Stamping e um simples carimbo para papel, será bem elucidativo.

Carimbos de Aço: O que são carimbos de aço?
O que é Hot Stamping?


Para utilizar um carimbo comum, primeiro o encostamos numa almofada com de tinta, deixando todo o relevo do carimbo impregnado por ela, e depois carimbamos o papel, correto?

Já para o processo de Hot Stamping, no lugar da tinta temos uma fita especial, cujas características decorativas serão transferidas para o papel, por intermédio do calor e pressão aplicados sobre ela.

Ou seja, um carimbo comum transfere tinta da almofada para o papel, e o de Hot Stamping transfere as características de uma fita, para o papel.

Exemplo clássico de decoração por Hot Stamping em papel, são os cartões de Natal, aniversário, convites de casamento, capas de livros etc.

Outro bom exemplo de Hot Stamping em papel, são as cédulas (papel moeda) que recebem a aplicação uma faixa metalizada holográfica e codificada, não apenas com função decorativa, mas também como fator de segurança, por ser de difícil falsificação.


Versatilidade e Vantagens do Hot Stamping O processo de Hot Stamping não se limita a estampagem de papéis. De fato, inúmeros artefatos do nosso dia a dia são gravados e decorados por esta técnica.

Além da sofisticação que o Hot Stamping entrega aos consumidores, no produto final, a indústria também se beneficia com a drástica redução de insalubridade no setor de decorações, pois a substituição das tintas, elimina os solventes e os vapores em suspensão. Por este motivos o Hot Stamping também é empregado em muitas decorações coloridas, e não apenas nas metalizadas.

Outra variação do Hot Stamping é Heat Transfer, cuja fita transfere desenhos com várias cores numa única operação, mas este é assunto para outro post.


O Destaque da W-TEC, nas Aplicações de Hot Stamping.


Desde 1990 atuando no ramos de Gravações Industriais, a W-TEC desenvolveu grande expertise nas aplicações de Hot Stamping, desde seus clichês confeccionados em alta definição (em aço, latão, silicone etc.) até berços multidirecionais para perfeito encaixe das peças que serão decoradas, superando e solucionando obstáculos técnicos limitantes, e ampliando o leque de aplicações.

A indústria de embalagens de cosméticos entrega belíssimas aplicações de Hot Stamping.

A indústria da chamada linha branca (fogões, geladeira, micro-ondas, batedeiras, liquidificadores etc.) também decoram seus produtos de maior destaque, com o processo de Hot Stamping.

O mesmo aproveitamento ocorre na indústria de brinquedos, calçadista, moveleiro, molduras de quadros etc.

Na indústria automobilística, as aplicações vão da placa do automóvel até os cabos do chicote elétrico, passando pelas saídas de ar do painel, pelos emblemas na parte frontal e traseira, e muitos outros locais.

E aquele sanduiche que vem com o nome do food truck gravado em cima do pão de hamburguer, sabe como é feito? Pois é, também é um tipo de Hot Stamping, porém chamado de pirografia, pois grava por carbonização, com seu carimbo sendo aquecido no fogo. Também chamada de gravação à seco, por não utilizar fita, este tipo de clichê é confeccionado pela W-TEC Industrial exclusivamente em aço inox.

A W-TECIndustrial se orgulha por participar e contribuir com os mais diversos setores produtivos da indústria nacional, através de seus produtos para Hot Stamping. Clique aqui, curta nossa página no Facebook e fique por dentro de tudo sobre hot stamping

Para mais notícias sobre hot stamping e gravações industriais, acesse aqui.

bottom of page