top of page

Clichê de Aço: Qual importância para Gravações Industriais?

Clichê de Aço é um dos principais componentes do setor de Gravações Industriais. É um elemento crucial para identificações e decorações de uma infinidade de produtos industrializados.

A W-TECIndustrial tem ampla experiência na confecção do Clichê de Aço, conta com mão de obra qualificada e alta tecnologia, entregando muita qualidade, e uma ótima relação custo-benefício.

Carimbos de Aço: O que são carimbos de aço?
Clichê de Aço: Qual sua importância para as Gravações Industriais?

Clichê de Aço: Qual sua importância para as Gravações Industriais?

O Clichê de Aço é caracterizado por um bloco metálico, no qual são aplicadas gravações específicas, sendo logotipos, imagens, códigos, datas etc., semelhante a um carimbo, feito conforme a solicitação do cliente, e utilizado para replicar esta mesma gravação em qualquer produto industrializado.

A versatilidade do Clichê de Aço lhe permite ser empregado na decoração, marcação, identificação e rastreabilidade de produtos fabricados em diversos materiais. Pode ser usado em produtos fabricados em metal, plástico, madeira, borracha, papel, couro etc.

Frequentemente o Clichê de Aço é utilizado em uma máquina denominada por máquina de Hot Stamping (saiba mais lendo nosso post: “O que é Hot Stamping”), que por intermédio de pressão e temperatura, imprime as gravações deste clichê, no produto.

Este sistema pode ser empregado em produtos que requeiram apenas a marcação a quente, como couros e madeiras (saiba mais lendo nosso post: “Carimbos de Aço a Fogo”), ou utilizar fitas decorativas, metalizadas e coloridas, entregando ainda mais beleza às gravações, como no caso de eletrodoméstico e linha automobilística (apesar deste post tratar de Clichê de Aço, saiba mais sobre as decorações para estas duas linhas, lendo nossos posts: “Clichês de Latão para Hot Stamping” e “Clichê em Alta Definição para Hot Stamping”).

O Clichê de Aço pode ser feito para moldar-se a qualquer tipo de superfície: plana, cilíndrica, esférica e até em superfícies de geometrias complexas, conhecidas como geometrias 3D.

A W-TEC Industrial cuida de todo processo de confecção do Clichê de Aço, desde a usinagem do material em bruto até o tratamento térmico ao final do processo, garantindo seu funcionamento de forma adequada, e zelando pela qualidade da gravação no produto.


A W-TEC Industrial atende todo o Brasil (e alguns países do Mercosul) com qualidade comprovada, desde 1990.


Clique aqui, curta nossa página no Facebook e fique por dentro de tudo sobre Clichê de aço.

Para mais notícias sobre Clichês e gravações industriais, acesse aqui.


bottom of page