top of page

Gravação em alto relevo

As gravações em alto relevo são utilizadas com a finalidade de imprimir marcas, logos, datas, numerações, códigos etc. em todo e qualquer produto que necessite destas identificações.

Carimbos de Aço: O que são carimbos de aço?
Gravação em alto relevo

Os dispositivos que contém a gravação em alto relevo, são conhecidos por carimbos, matrizes, punções, cunhos, tipos ou sinetes, e são fabricados com aços muito resistentes.

Estes dispositivos podem ser utilizados tanto com suportes manuais, por impacto de martelos, como em máquinas industriais, que em conjunto fazem as marcações.

O diferencial das identificações feitas por matrizes de gravação em alto relevo, é que são do tipo indelével, ou seja, não podem ser apagadas, e desta forma garantem o rastreio e identificação daquele produto.

Toda identificação em baixo relevo, foi criada por um carimbo com gravação em alto relevo.

É fácil entender a enorme gama de utilizações das matrizes com gravação em alto relevo, observando a infinidade de produtos que contém gravações em baixo relevo.

Aquela numeração no chassi ou o monobloco de um carro, é feita por carimbos com gravação em alto relevo. A gravação de capacidade no fundo de panelas de aço inox, gravações de nomes em talheres, identificação do fabricante em chaves e fechaduras, gravação do logo nos cadeados, e uma verdadeira infinidade de outros produtos, utilizam matrizes com gravação em alto relevo.


Existem ainda as gravação em alto relevo em carimbos de latão ou silicone, utilizados em gravações por hot-stamping, e as gravações em cobre ou grafite, que são os eletrodos para eletroerosão. Porém para ambos temos posts específicos, e você poderá visitá-los clicando sobre o nome em destaque.

A W-TECIndustrial confecciona gravações em alto relevo por meio de processos de alta tecnologia, com maquinário computadorizado que reproduz com precisão até os menores detalhes de um grafismo ou arte final, aplicados sobre superfícies inclinadas, raiadas, côncavas ou convexas, ou de geometrias complexas em 3D.


A W-TECIndustrial também confecciona carimbos com setores intercambiáveis. São matrizes com gravação em alto relevo, geralmente de tamanhos maiores, onde se faz um encaixe preciso, para outro carimbo pequeno ser alojado. Desta forma, um único carimbo grande (de maior valor) pode receber infinitas trocas de carimbos menores (de menor valor), gerando grande economia, sem perder a qualidade. Exemplo para esta aplicação seria um carimbo com uma logomarca + códigos + numerações fixas, mas que exige também a marcação da data. Esta última informação, por utilizar uma pequena área, pode ser feita pela troca de pequenos carimbos intercambiáveis.

Uma variante dos carimbos intercambiáveis, são os componidores. Imagine um código com vários dígitos, e que precisam ser trocados diariamente. Para estes casos cria-se um alojamento muito preciso, e vários pequenos carimbos (tipos, sinetes, punções), que são montados conforme o código a ser gravado naquele lote. Assim obtêm-se inúmeras combinações numéricas, com muita qualidade e economia. A W-TECIndustrial possui ampla experiência com gravação em alto relevo, sendo especializada no ramo de gravações industriais para diversos segmentos da indústria, com alta tecnologia, qualidade e tradição, proporcionando ótimo custo-benefício. Clique aqui, curta nossa página no Facebook e fique por dentro de tudo sobre gravação em alto relevo.

Para mais notícias sobre hot stamping e gravações industriais, acesse aqui.

bottom of page