top of page

Carimbos Macho e Matriz: W-TEC Industrial

Carimbos Macho e Matriz são uma especialidade da W-TEC Industrial, que conta com com ampla experiência, mão de obra qualificada, e alta tecnologia para fornecimento de Gravações Industriais aos diversos segmentos da indústria, com qualidade e tradição, entregando uma ótima relação custo-benefício.

Carimbos de Aço: O que são carimbos de aço?
Carimbos Macho e Matriz : W-TEC Industrial


O que são os Carimbos Macho e Matriz

Os Carimbos Macho e Matriz, também conhecidos por “Conjunto Macho e Fêmea”, recebem este nome por trabalharem em pares, gerando conformações e relevos muito pronunciados, impossíveis de se alcançar pelos métodos tradicionais de Gravações Industriais.

Quando o material que queremos gravar é pouco espeço, a gravação direta não atingirá a profundidade ideal para uma boa leitura (veja nossos posts Punções de Aço, Gravação em Metal e Carimbos de Metal), nestes casos, a utilização do recurso dos Carimbos Macho e Matriz, é a solução.

Este método ainda se diversifica, se considerarmos as variações de temperatura que podem ser aplicadas no processo, podendo ser empregado em temperatura ambiente, ou contar com a utilização de temperaturas elevadas, possibilitando sua aplicação em chapas metálicas, lâminas plásticas, e até em couros ou mantas sintéticas.

Na prática, consiste em duas contrapartes com relevos inversos entre si. Se em uma das partes temos um alto relevo, ou seja, um relevo positivo, na outra parte temos um baixo relevo, ou um relevo negativo, ambos criados para que um se encaixem perfeitamente, um no outro.

A parte em alto relevo, denominado como macho, adentra à parte em baixo relevo, denominada como fêmea. Porém, apesar serem idênticos entre si, mas invertidos para que possam se encaixar, existe entre ambos, um espaço vazio, uma folga, que é justamente o local onde será inserido o insumo a ser moldado.


Exemplos práticos de aplicações de Carimbos Macho e Matriz


Vamos àqueles exemplos que tornam as coisas mais claras, começando por um item que todos conhecem muito bem: as placas de automóveis.

Creio que a maioria de nós pode, caso queira, ir agora mesmo observar de pertinho, uma placa de automóvel, e até manuseá-la, para conferir o que será dito aqui.

Perceba que a placa tem letras e números em alto relevo, um relevo positivo que ressalta na chapa metálica, correto? Este relevo tem por volta de 3,0 mm de altura, porém podemos observar que a chapa é bem fina, algo em torno de 0,5 mm.

Neste caso, como a chapa é muito fina, e não permite uma gravação profunda e de boa visibilidade, utiliza-se um ferramental com o método de gravação por Carimbos Macho e Matriz.

Cada número e letra ressaltada na chapa, é criado por um conjunto macho e fêmea. Uma letra “A”, por exemplo, tem uma letra idêntica e em baixo relevo, de um lado (é a fêmea), e uma letra idêntica e em alto relevo do outro lado (é o macho), e quando este ferramental é submetido a força de uma prensa, e a chapa que é colocada entre as partes, recebe pressão, esta, que antes era plana e lisa sofre a conformação desta letra “A”, que agora está em relevo e legível como podemos observar.

O ferramental que comporta os conjuntos de Carimbos Macho e Matriz, são feitos de aço de alta resistência, e submetidos a tratamentos térmicos, para que possa produzir milhares de vezes uma determinada gravação.

Veja nossos posts “Gravação em Alto Relevo”, “Gravação em Baixo Relevo” e “Tratamento Térmico em Carimbos de Aço”.


Outros exemplos clássicos de Carimbos Macho e Matriz, que manuseamos diariamente, são as tampas metálicas de potes de guloseimas, perfumes, azeites, vinhos e remédios.

É muito fácil identificar nestas peças, a ação do macho e da matriz (fêmea), pois de um lado vê-se a gravação em alto relevo, e do outro, em baixo relevo.

De fato, podemos empregar uma gama de gravações diversificadas, que de forma indelével, deixam sua marca em destaque.


Temos ainda, o método de gravação por Carimbos Macho e Matriz, porém conjugando pressão e altas temperaturas. É o chamado Embossing.

Este método faz exatamente a mesma função do anterior, mas com a capacidade de moldar tecidos, chapas plásticas, couro legítimo e couro sintético.

Você já deve ter visto camisetas com letras em relevo, ou bolsas e carteiras, com relevos ressaltados, pois é, ali você estava vendo o resultado da ação dos Carimbos Macho e Matriz.


A W-Tec Industrial é uma empresa especializada em Gravações Industriais, dispondo de amplo know-how no segmento, entregando conjuntos precisos para cada aplicação, utilizando diferentes técnicas, visando a qualidade e precisão final do produto.


A W-Tec Industrial fornece Carimbos Macho e Matriz com alta qualidade para atender a todos os setores da indústria, sendo referência no ramo de Gravações Industriais.

Clique aqui, curta nossa página no Facebook e fique por dentro de tudo sobre Gravações Industriais!

Para mais notícias sobre Carimbos de Aço e Gravações Industriais, acesse aqui.

bottom of page