Gravação em Metal

Gravação em Metal é uma operação especializada, que consiste em micro usinagens muito precisas, que imprimem em metais: logomarcas, códigos, numerações e dizeres em geral. Especializada em Gravação em Metais, a W-TEC Industrial conta com ampla experiência, mão de obra qualificada, e alta tecnologia para atender diversos segmentos da indústria, com qualidade e tradição, entregando uma ótima relação custo-benefício.

Carimbos de Aço: O que são carimbos de aço?
Gravação em Metal

Uma Gravação em Metal pode ser subdividida em etapas. Vamos imaginar um produto de metal, que tenha uma determinada gravação.

Esta gravação pode ser feita por descarga elétrica (vide nosso post “Eletrodos”), pode ser feita por impacto (vide nosso post Carimbos em Aço) e pode ser feita por pressão (vide nosso post Punções de Aço).

Vamos supor que a gravação do referido produto tenha sido feita por um Punção de Aço. Sabemos então que uma outra peça (o punção) exerceu pressão sore o produto, imprimindo ali a gravação que antes existia apenas no punção. Neste caso, o Punção de Aço foi uma matriz de transferência da gravação.

Todos os elementos citados acima, são matrizes transferidoras de gravações para outras peças ou produtos metálicos, criando a Gravação em Metal.

Mas, e a gravação do punção, como foi parar ali? Esta é justamente uma outra etapa do processo de Gravação em Metal.

Seja qual for a matriz transferidora: um Carimbo de Aço, um Eletrodo, ou um Punção de Aço, todos têm sua origem em máquinas CNC, com usinagens muito precisas e especializadas.

A W-TEC Industrial também faz a Gravação em Metal de forma direta, sem eletros, punções e carimbos. É quando o produto vai diretamente para a máquina de gravação (vide nosso post “Gravação Industrial”).

Em suma, um produto de metal pode ser gravado por uma matriz transferidora (carimbo, punção ou eletrodo), que por sua vez é criado em uma máquina gravadora computadorizada (CNC).


O que gravar em metal?

A Gravação em Metal é utilizada para marcar texto, logotipos, imagens, números, códigos, e quaisquer outros dizeres que um produto metálico exija.

Um molde de injeção plástica, que é construído em aços especiais, também pode receber uma gravação, que será replicada em cada peça plástica produzida por ele.

Os estampos progressivos de peças metálicas, recebem a Gravação em Metal, por intermédio de punções de gravação, insertados e posicionados em pontos exatos, para identificação e decoração do produto.

Uma Gravação em Metal também pode trabalhar como matriz transferidora, para peças plásticas. Denominada como clichê, e aplicada por intermédio de pressão e temperatura, esta matriz metálica, pode gravar e decorar as peças plásticas (vide nosso post “O que é Hot Stamping”).

Desta forma, fica claro que o processo de Gravação em Metal, está presente em todos os eletrodoméstico, veículos, eletrônicos e em praticamente todos os lugares.


A W-TEC Industrial, empresa de Gravações Industriais com larga experiência no ramo de Gravação em Metal, atende todo do Brasil (e alguns países do Mercosul) com o que há de melhor em tecnologia, e técnicos altamente especializados.


Clique aqui, curta nossa página no Facebook e fique por dentro de tudo sobre Gravação em Metal.

Para mais notícias sobre gravação em metal e gravações industriais, acesse aqui.