top of page

Gravação em Baixo Relevo: W-TEC Industrial

Gravação em Baixo Relevo é uma etapa fundamental no universo das Gravações Industriais, na qual a W-TEC Industrial detém grande expertise, somando tecnologia à mão de obra qualificada, no atendimento aos diversos segmentos da indústria nacional e do Mercosul, com qualidade e tradição, entregando uma ótima relação custo-benefício.

Carimbos de Aço: O que são carimbos de aço?
Gravação em Baixo Relevo: W-TEC Industrial

Gravação em Baixo Relevo

A Gravação em Baixo Relevo pode ou não, estar ligada à Gravação em Alto Relevo, sua contraparte, uma vez que, quando ligadas, uma tem a capacidade dar origem a outra. Nas próximas linhas, explicarei mais.


Gravação em Baixo Relevo, direta:

São aquelas que não dependem de uma contraparte para existir, pois são usinadas diretamente por uma gravadora CNC computadorizada, ou Pantógrafo manual (bidimensional ou tridimensional). Neste sistema, aplica-se a gravação no local definido, por intermédio de finíssimas ferramentas de corte rotativo, com velocidades que podem ultrapassar os 25.000 RPM (Rotações Por Minuto).

Exemplos bem populares de Gravação em Baixo Relevo diretas, são aquelas placas de acrílico nas portas de salas de aula ou departamentos de uma empresa, como portas de gerentes ou diretores. Outro exemplo são as gravações feitas em mármores ou granitos em monumentos.

No segmento industrial, a Gravação em Baixo Relevo é aplicada em uma vasta gama de peças e dispositivos, especialmente em moldes para produção de peças plásticas ou de termofixos como borracha, silicone e baquelite.

Vou usar como exemplo, um item que todos conhecem: O pneu!

Todos já viram as gravações que existem nas laterais de um pneu, onde podemos identificar a sua marca, ler o dimensional, data de fabricação e validade, carga e pressão máximas suportadas, além do certificado do Inmetro e dos traços decorativos.

Este é um bom exemplo de Gravação em Baixo Relevo direta, onde uma das máquinas citadas acima, gravam diretamente o molde do produto, que por sua vez transfere esta gravação para cada pneu nele fabricado, tendo como resultado uma gravação em alto relevo, legível na borracha.


Vamos agora falar de outra gravação em baixo relevo. Uma gravação que não é feita diretamente por uma gravadora, mas que depende de uma contraparte.

Normalmente, uma contraparte compreende coisas inversas ou invertidas entre si. Imagine que eletricista precise gravar um número em uma peça metálica, após completar uma montagem, só que esta peça está no topo de uma torre, 50 metros acima do solo. Você não levará uma máquina gravadora até lá, mas poderá usar um simples carimbo de aço temperado (veja nosso post “Tratamento Térmico de Carimbos de Aço”) e um martelo, para liquidar a missão.

Este carimbo é exatamente a contraparte da gravação desejada. Para fazer uma Gravação em Baixo Relevo, de um número, você pode usar um carimbo com Gravação em Alto Relevo, deste mesmo número. Veja que a Gravação em Baixo Relevo está ligada a uma Gravação em Alto Relevo.

No universo das Gravações Industriais, estas contrapartes têm nomes específicos, e vou mencioná-las ao lado de seus respectivos links, caso queira conhecê-los melhor.

- Gravação em Baixo Relevo em peças de aço de alta dureza, por intermédio de eletrodos. (veja nosso post “Eletrodos”).

- Gravação em Baixo Relevo em peças metálicas estampadas. (veja nosso post “Punções de Aço”, “Gravação em Metal” e “Carimbos de Metal”).

- Gravação em Baixo Relevo em moldes de injeção plástica ou de termofixos. (veja nosso post “Datadores para Moldes”).

- E para entender melhor as Gravação em Baixo Relevo em produtos vulcanizados e até em pães de hamburguer, veja nossos posts “Carimbo de Aço à Fogo” e “Carimbos Industriais”.


A W-Tec Industrial efetua serviços de Gravação em Baixo Relevo, com padrão de qualidade para atender a todos os setores da indústria, sendo referência no ramo de Gravações Industriais.

Clique aqui, curta nossa página no Facebook e fique por dentro de tudo sobre Gravações Industriais!

Para mais notícias sobre Gravação em Baixo Relevo e Gravações Industriais, acesse aqui.


bottom of page