top of page

Placas de Silicone para Hot Stamping

Placas de Silicone para Hot Stamping, são elementos criados para funcionar como carimbos (clichês) lisos aquecidos, que em conjunto com as fitas decorativas, e uma máquina de hot-stamping, possam entregar a maior versatilidade possível ao processo de gravação.

É a técnica ideal quando a peça a ser gravada ou decorada já contém um detalhe em alto relevo, ou quando receberá a gravação em toda uma área.

Carimbos de Aço: O que são carimbos de aço?
Placas de Silicone para Hot Stamping


Em que consiste uma Placa de Silicone para Hot Stamping?

É um conjunto formado por uma placa de silicone, aderida a uma placa de alumínio.

O alumínio fornece estabilidade, e o silicone fornece flexibilidade e plasticidade.

Além disso as espessuras de ambas as placas podem variar, formando uma gama de possibilidades, adequando-se às mais diversas necessidades da indústria.

A placa de silicone também pode ser fornecida sem a placa de alumínio, para aplicações muito específicas.


Características do silicone para Hot Stamping.

O silicone puro, obtido a partir de uma composição a base de dióxido de silício (SiO2) e carbono(C), recebe uma série de aditivos especiais, com a finalidade de agregar características como dureza (entre 60 e 90 Shore A), adequando-o as aplicações de hot-stamping.


Dois exemplos de utilização de Placas de Silicone para Hot Stamping.


Exemplo 1 (quando as peças já contêm detalhes em alto relevo)

Sabe aqueles emblemas cromados que vemos nos automóveis, destacando o logo do fabricante, ou dizeres identificando o modelo, a série etc.? Alguns destes apliques são exemplos de utilização de Placas de Silicone para Hot Stamping. É um caso típico, quando o corpo da peça está na cor natural do plástico (geralmente é preto) e somente o topo da gravação está metalizado em cromo brilhante.

Justamente pelo fato das letras ou logos estarem em alto relevo, basta utilizar a Placa de Silicone para Hot Stamping, que é lisa, e desta forma fará contato nestes relevos, aplicando a decoração.

A própria placa do automóvel é outro exemplo, pois as letras e números vem da estampagem em alto relevo, e a Placa de Silicone para Hot Stamping toca apenas no topo dos relevos, decorando-os com a cor determinada.


Exemplo 2 (quando a peça receberá a decoração em toda uma área)

Um exemplo clássico desta aplicação são os copos long drink, tão apreciados em festas, comemorações e baladas.

Como o objetivo é decorar todo o corpo do copo, basta utilizar uma Placa de Silicone para Hot Stamping, aplicar pressão e temperatura, através da fita decorativa, em uma máquina de hot-stamping, que a transformação acontecerá.


Poderíamos comentar uma infinidade de outras aplicações, mas apenas cito que as Placas de Silicone para Hot Stamping são utilizadas em setores como, eletrodomésticos, cosméticos, alimentício, hospitalar, papelaria, e muitos outros.

As Placas de Silicone fabricadas pela W-TEC Industrial passam por um rigoroso controle, desde o projeto de desenvolvimento, a confecção do molde ou matriz em ferramentaria própria, realização de testes e ensaios, e a utilização de insumos da melhor procedência.

A W-TEC Industrial fabrica sob encomenda, diversos modelos de placas de silicone, atendendo as mais variadas necessidades e aplicações do setor produtivo, sendo referência no ramo de gravações industriais.

Clique aqui, curta nossa página no Facebook e fique por dentro de tudo sobre placas de silicone para hot stamping

Para mais notícias sobre placas de silicone e gravações industriais, acesse aqui.

bottom of page