Placas de Silicone para Hot Stamping

Placas de Silicone para Hot Stamping, são elementos criados para funcionar como carimbos (clichês) lisos aquecidos, que em conjunto com as fitas decorativas, e uma máquina de hot-stamping, possam entregar a maior versatilidade possível ao processo de gravação.

É a técnica ideal quando a peça a ser gravada ou decorada já contém um detalhe em alto relevo, ou quando receberá a gravação em toda uma área.

Carimbos de Aço: O que são carimbos de aço?
Placas de Silicone para Hot Stamping


Em que consiste uma Placa de Silicone para Hot Stamping?

É um conjunto formado por uma placa de silicone, aderida a uma placa de alumínio.

O alumínio fornece estabilidade, e o silicone fornece flexibilidade e plasticidade.

Além disso as espessuras de ambas as placas podem variar, formando uma gama de possibilidades, adequando-se às mais diversas necessidades da indústria.

A placa de silicone também pode ser fornecida sem a placa de alumínio, para aplicações muito específicas.


Características do silicone para Hot Stamping.

O silicone puro, obtido a partir de uma composição a base de dióxido de silício (SiO2) e carbono(C), recebe uma série de aditivos especiais, com a finalidade de agregar características como dureza (entre 60 e 90 Shore A), adequando-o as aplicações de hot-stamping.


Dois exemplos de utilização de Placas de Silicone para Hot Stamping.


Exemplo 1 (quando as peças já contêm detalhes em alto relevo)

Sabe aqueles emblemas cromados que vemos nos automóveis, destacando o logo do fabricante, ou dizeres identificando o modelo, a série etc.? Alguns destes apliques são exemplos de utilização de Placas de Silicone para Hot Stamping. É um caso típico, quando o corpo da peça está na cor natural do plástico (geralmente é preto) e somente o topo da gravação está metalizado em cromo brilhante.

Justamente pelo fato das letras ou logos estarem em alto relevo, basta utilizar a Placa de Silicone para Hot Stamping, que é lisa, e desta forma fará contato nestes relevos, aplicando a decoração.

A própria placa do automóvel é outro exemplo, pois as letras e números vem da estampagem em alto relevo, e a Placa de Silicone para Hot Stamping toca apenas no topo dos relevos, decorando-os com a cor determinada.


Exemplo 2 (quando a peça receberá a decoração em toda uma área)

Um exemplo clássico desta aplicação são os copos long drink, tão apreciados em festas, comemorações e baladas.

Como o objetivo é decorar todo o corpo do copo, basta utilizar uma Placa de Silicone para Hot Stamping, aplicar pressão e temperatura, através da fita decorativa, em uma máquina de hot-stamping, que a transformação acontecerá.


Poderíamos comentar uma infinidade de outras aplicações, mas apenas cito que as Placas de Silicone para Hot Stamping são utilizadas em setores como, eletrodomésticos, cosméticos, alimentício, hospitalar, papelaria, e muitos outros.

As Placas de Silicone fabricadas pela W-TEC Industrial passam por um rigoroso controle, desde o projeto de desenvolvimento, a confecção do molde ou matriz em ferramentaria própria, realização de testes e ensaios, e a utilização de insumos da melhor procedência.

A W-TEC Industrial fabrica sob encomenda, diversos modelos de placas de silicone, atendendo as mais variadas necessidades e aplicações do setor produtivo, sendo referência no ramo de gravações industriais.

Clique aqui, curta nossa página no Facebook e fique por dentro de tudo sobre placas de silicone para hot stamping

Para mais notícias sobre placas de silicone e gravações industriais, acesse aqui.